4 Quintas, 1 Projecto
Quinta do Mourão
O início da viagem
Num quadro mágico, apenas a alguns minutos da Cidade do Peso Régua, aqui se encontra o coração do projeto. Inicialmente desenhada no mapa do Barão de Forrester, a Quinta do Mourão está situada no Baixo Corgo no Concelho de Lamego. Com um total de 37 Hectares, tem uma área de vinha plantada de 26 Hectares. Nela encontramos as típicas castas durienses com grande importância da Touriga Franca, casta usada em grande quantidade nos nossos vinhos.
A Casa
Foi precisamente sobre a varanda da nossa casa familiar que, em 1885, Ramalho Ortigão escreveu a sua célebre obra "As Farpas" (Capítulo VI). Nesse texto ele faz uma magnífica descrição da Quinta e do que a rodeia.
Um deslumbramento!
Debaixo da varanda, voltada ao norte, estende-se em doce declive um largo talhão de vinha baixa, cerrada, espessa, em todos os tons do verde, desde o mais vivo ao mais escuro, rajado das tintas maduras do Outono em manchas cor de âmbar e cor de fogo, louras, vermelhas, calcinadas. Em baixo, o rio Douro, espraiado, descreve um enorme S em toda a extensão do vale, reluzindo entre rasgões de olivedos e pomares, por detrás das ramas viçosas dos choupos e dos amieiros.
- Ramalho Ortigão